quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Tipos de doença bipolar


Já foi postado aqui um artigo sobre os tipos da doença bipolar, mas resolvi postar aqui também uma B.D. que ilustra muito bem aquilo que já foi referido anteriormente. 
Está em francês, mas penso que se percebe perfeitamente.

 

Web-bibliografia 

Imagem

http://troubles-bipolaires.com/maladie-bipolaire/formes-maladie-bipolaire/classification-troubles-bipolaires.htm

domingo, fevereiro 21, 2010

Perturbações - Disfunção Sexual

Quase toda a gente apresentou, ou irá apresentar numa qualquer fase da sua vida, algum tipo de disfunção sexual. Distinguem-se três tipos de Perturbação/Disfunção Sexual. São elas:

Perturbações de desejo sexual: desejo hipo activo (fantasias e desejos deficientes/ausentes) e aversão sexual (o indivíduo evita o contacto físico).


Perturbações de excitação sexual: no caso da mulher, manifesta-se numa lubrificação deficiente e no homem a disfunção eréctil (incapacidade de atingir e/ou manter uma erecção adequada).

Perturbações orgásmicas: atraso ou ausência da fase orgásmica, ou seja, incapacidade ou atraso no orgasmo. O primeiro caso acontece mais frequentemente na mulher.

Perturbações sexuais dolorosas: quando o acto sexual causa dor ou incómodo.

A imagem em baixo esquematiza de forma mais simples estas perturbações:


No caso do doente mental, mais uma vez a doença pode originar perturbações em todos ou apenas alguns parâmetros.

Web-Bibliografia

Imagens
http://www.psicmed.com.br/images/imagem.JPG (esquema)
http://www.cabecadecuia.com/imagem/materias/2e1155cf4a69c7bc238242e417f57bda.jpg

Texto
BIPOLAR - Revista da Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares nº 23 Ano V

Fases da Função Sexual

Ora bem, já referimos anteriormente que a Sexualidade engloba muito mais que a Função Sexual, ou seja, o acto propriamente dito, e que portanto a doença bipolar (e qualquer outra doença mental) irá afectar vários, senão todos, os campos da sexualidade.
Para que se possa compreender melhor o modo como a doença afecta cada indivíduo e como afecta de maneiras diferentes os elementos do sexo feminino e do sexo masculino, temos de compreender bem as diversas fases da Funça Sexual.

A Função Sexual engloba quatro fases:

Desejo
Excitação
Orgasmo
Resolução

Vamos agora especificar cada uma das fases:

Desejo -  Envolve fantasias e apresenta alterações físicas (erecção do mamilo, pénis e clitóris - dependendo, como é óbvio, se é homem ou mulher)

ExcitaçãoMulher: congestão pélvica, lubrificação e expansão vaginal, intumescência dos órgãos vaginais externos, aceleração cardíaca e aumento da pressão arterial.


                Homem: Intumescência do pénis, erecção, aceleração do ritmo cardíaco e aumento da pressão arterial.

Orgasmo - A parte mais divertida: pico do prazer sexual: libertação da tensão sexual; contracção rítmica do perínio e órgãos reprodutivos e o esfíncter anal contrai-se. No homem, dá-se a ejaculação.

Resolução - Bem-estar; relaxamento muscular. Os homens ficam impossibilitados de uma nova erecção durante algum tempo. É nesta altura que se dorme, conversa, ou se fuma o cigarrinho.

A doença mental pode afectar todos as fases da função sexual ou afectar apenas algumas.

Web-Bibliografia
 
Imagem
 
Texto
BIPOLAR - Revista da Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares nº 23 Ano V

sábado, fevereiro 20, 2010

Nirvana e a influência da Doença Bipolar


A tão conhecida banda de grunge americana Nirvana formada em 1986 tem milhões de fãs pelo mundo e a cada dia esse número aumenta. As letras nostalgicas, sofridas, irreverentes e irónicas escritas pelo vocalista Kurt Cobain e a sua voz tão característica fazem desta banda um fenómeno.
É de assinalar que Kurt Cobain era doente bipolar e consumidor de drogas e utilizava o Lítio como medicação. As músicas compostas por ele revelam sintomas bipolares facilmente indentificáveis como a depressão e a excitação exagerada e irónica. Kurt suicidou-se em 1994.
Na música Lithium (Lítio) a relação com a doença é feita explicitamente tendo esta por nome a mediacação que Kurt tomava. Toda a música nos revela a bipolaridade de Kurt e os efeitos que a doença e a medicação provocavam nele. Observem a tradução:
Nirvana- Litio

Estou tão feliz
Porque hoje encontrei os meus amigos
Eles estão na minha mente
Sou tão feio
Mas está tudo bem, porque tu também és
Já quebramos os nossos espelhos
Manhã de domingo
E como qualquer outro dia para mim
E não estou com medo
Acendo minhas velas
Em deslumbramento, pois encontrei Deus

Estou tão só
Mas está tudo bem, rapei o meu cabelo
E não estou triste
E talvez
Eu seja o culpado por tudo o que ouvi
Mas não tenho certeza
Estou tão empolgado
Mal posso esperar para te encontrar lá
Mas não me importo
Estou tão excitado
Mas está tudo bem, a minha alma é boa

Eu gosto
Eu não me vou passar
Sinto a tua falta
Eu não me vou passar
Eu amo-te
Eu não me vou passar
Eu matei-me
Eu não me vou passar

Quando ele diz que encontrou os seus amigos na sua cabeça é sinal de que está a delirar, provavelmente por causa da medicação e das drogas. Ao constatar que está tudo bem embora se considere feio e se sinta só, utiliza um ironia que nos dá noçao dos conflitos de ideias e sentimentos que lhe passam pela cabeça. A última parte referente ao facto de 'não se passar' é clara quanto à mostra de agonia e falta de alento de Kurt sente.
Como podem ver a Doença Bipolar pode efectivamente influenciar situações tão marcantes e importantes como a criatividade de um doente que escreveu dezenas de músicas que ao longo dos anos nunca se esquecem.
Fica aqui o vídeo:



quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Qual a importância da sexualidade?

sexualidade é reconhecida como um aspecto importantíssimo para a saúde do indivíduo. Uma sexualidade positiva proporciona bem estar, auto-estima, diminuiu ós níveis de stress e, mais do que isso, é uma forma de comunicação entre um casal: todo o enlace e também todas as falhas são portadoras de mensagem.

Na sexualidade estão envolvidos aspectos biológicos, psicológicos e sociais- ou seja, ao contrário do que muita gente pensa, sexualidade não se resume apenas ao acto sexual.De salientar também que o comportamento sexual não compreende apenas as actividades sexuais do casal mas também do indivíduo.

A sexualidade faz parte do ser humano, acompanhando-o ao longo de toda a vida: apesar do que se pensa por aí, a sexualidade já nasce connosco e perdura até ao fim da nossa vida (e falando nisso, muita gente continua a ter uma vida sexual activa até ao dia da sua morte, não sendo algo reservado apenas aos jovens). Por essa razão, está condicionada a acontecimentos e problemáticas inerentes à vida que podem diminuir a líbido (desejo sexual) tais como:

- Conflitos psicológicos sobre o sexo
- Stress
- Medos e inseguranças (muitas vezes causadas por má informação e/ou pressões exteriores, como do parceiro ou da família)
- Depressão e os medicamentos associados,
- Falta de auto-estima

 Todos estes factores estão intimamente relacionados com os doentes psiquiátricos (entre os quais os doentes bipolares), em especial os dois últimos.
  De salientar que a doença psiquiátrica pode tornar-se ainda fonte de distúrbio entre os parceiros, mesmo que só um deles apresente a doença.


Web-Bibliografia

Imagens:
http://fabiopereira.files.wordpress.com/2009/08/sexualidade1.jpg
http://gojaguaviva.files.wordpress.com/2008/11/conversas_sexualidade.jpg

Texto
BIPOLAR - Revista da Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares nº 23 Ano V