sábado, fevereiro 20, 2010

Nirvana e a influência da Doença Bipolar


A tão conhecida banda de grunge americana Nirvana formada em 1986 tem milhões de fãs pelo mundo e a cada dia esse número aumenta. As letras nostalgicas, sofridas, irreverentes e irónicas escritas pelo vocalista Kurt Cobain e a sua voz tão característica fazem desta banda um fenómeno.
É de assinalar que Kurt Cobain era doente bipolar e consumidor de drogas e utilizava o Lítio como medicação. As músicas compostas por ele revelam sintomas bipolares facilmente indentificáveis como a depressão e a excitação exagerada e irónica. Kurt suicidou-se em 1994.
Na música Lithium (Lítio) a relação com a doença é feita explicitamente tendo esta por nome a mediacação que Kurt tomava. Toda a música nos revela a bipolaridade de Kurt e os efeitos que a doença e a medicação provocavam nele. Observem a tradução:
Nirvana- Litio

Estou tão feliz
Porque hoje encontrei os meus amigos
Eles estão na minha mente
Sou tão feio
Mas está tudo bem, porque tu também és
Já quebramos os nossos espelhos
Manhã de domingo
E como qualquer outro dia para mim
E não estou com medo
Acendo minhas velas
Em deslumbramento, pois encontrei Deus

Estou tão só
Mas está tudo bem, rapei o meu cabelo
E não estou triste
E talvez
Eu seja o culpado por tudo o que ouvi
Mas não tenho certeza
Estou tão empolgado
Mal posso esperar para te encontrar lá
Mas não me importo
Estou tão excitado
Mas está tudo bem, a minha alma é boa

Eu gosto
Eu não me vou passar
Sinto a tua falta
Eu não me vou passar
Eu amo-te
Eu não me vou passar
Eu matei-me
Eu não me vou passar

Quando ele diz que encontrou os seus amigos na sua cabeça é sinal de que está a delirar, provavelmente por causa da medicação e das drogas. Ao constatar que está tudo bem embora se considere feio e se sinta só, utiliza um ironia que nos dá noçao dos conflitos de ideias e sentimentos que lhe passam pela cabeça. A última parte referente ao facto de 'não se passar' é clara quanto à mostra de agonia e falta de alento de Kurt sente.
Como podem ver a Doença Bipolar pode efectivamente influenciar situações tão marcantes e importantes como a criatividade de um doente que escreveu dezenas de músicas que ao longo dos anos nunca se esquecem.
Fica aqui o vídeo:



1 comentário: