quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Qual a importância da sexualidade?

sexualidade é reconhecida como um aspecto importantíssimo para a saúde do indivíduo. Uma sexualidade positiva proporciona bem estar, auto-estima, diminuiu ós níveis de stress e, mais do que isso, é uma forma de comunicação entre um casal: todo o enlace e também todas as falhas são portadoras de mensagem.

Na sexualidade estão envolvidos aspectos biológicos, psicológicos e sociais- ou seja, ao contrário do que muita gente pensa, sexualidade não se resume apenas ao acto sexual.De salientar também que o comportamento sexual não compreende apenas as actividades sexuais do casal mas também do indivíduo.

A sexualidade faz parte do ser humano, acompanhando-o ao longo de toda a vida: apesar do que se pensa por aí, a sexualidade já nasce connosco e perdura até ao fim da nossa vida (e falando nisso, muita gente continua a ter uma vida sexual activa até ao dia da sua morte, não sendo algo reservado apenas aos jovens). Por essa razão, está condicionada a acontecimentos e problemáticas inerentes à vida que podem diminuir a líbido (desejo sexual) tais como:

- Conflitos psicológicos sobre o sexo
- Stress
- Medos e inseguranças (muitas vezes causadas por má informação e/ou pressões exteriores, como do parceiro ou da família)
- Depressão e os medicamentos associados,
- Falta de auto-estima

 Todos estes factores estão intimamente relacionados com os doentes psiquiátricos (entre os quais os doentes bipolares), em especial os dois últimos.
  De salientar que a doença psiquiátrica pode tornar-se ainda fonte de distúrbio entre os parceiros, mesmo que só um deles apresente a doença.


Web-Bibliografia

Imagens:
http://fabiopereira.files.wordpress.com/2009/08/sexualidade1.jpg
http://gojaguaviva.files.wordpress.com/2008/11/conversas_sexualidade.jpg

Texto
BIPOLAR - Revista da Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares nº 23 Ano V

2 comentários:

  1. estive a dar uma olhadela pelo blogue todo e sim senhora, estão a fazer um bom trabalho.
    Já fornece umas luzes a quem desconhece certos lados da doença.

    parabéns e continuação de um excelente trabalho. "muito bem" :p beijinhos

    ResponderEliminar
  2. oláá meninas! Gosto mesmo muito do vosso blog, tão a fazer um excelente trabalho, quase que me dão vontade de fazer também um para a Progeria XD
    Só uma coisinha, srª dona minha irmã: não escrevas "ter sexo", escreve antes qualquer coisa como " muita gente mantém uma vida sexual activa até ao dia da sua morte". Fica mais chique, mas é só uma sugestão ;P
    Adorovos a todas beijinhos mt mt mt grandes

    ResponderEliminar