terça-feira, março 02, 2010

Impacto Familiar da Doença Bipolar

A doença bipolar tem a particularidade de não afectar apenas o paciente mas, também, de poder afectar a sua família. Este acontecimento deve-se, maioritariamente, ao facto de que, consoante a fase da doença em que esteja, o doente influencia negativamente as pessoas que o rodeiam. Por exemplo, numa fase de mania, estando o doente mais agressivo e impulsivo, é comum dar-se um caso em que este “ataca” e ofende os familiares sempre no mesmo tom indiferente e despreocupado relativamente aos sentimentos alheios que é característico da fase eufórica. Já numa fase depressiva, o paciente tem tendências para a melancolia, a tristeza e a insatisfação geral perante a vida. Esta particular fase da doença é muito propícia à ocorrência de suicídios dando muitas vezes origem ao sofrimento familiar.

O papel da família nestes casos é extremamente importante na medida em que devem oferecer apoio emocional, tolerar o estigma, lidar com as perdas financeiras e laborais, entre muitas outras coisas que possam vir a suceder. No entanto, estas implicações são consequências com que o familiar terá de lidar ao conviver com o doente o que gera uma enorme sobrecarga tanto física como emocional.

Podemos daqui depreender que a doença bipolar também afecta negativamente a família que pode eventualmente precisar de recorrer a profissionais de saúde de forma a evitar o possível surgimento de uma condição mental. Por isso, se tiver algum familiar ou amigo com esta patologia, fica aqui a sugestão: procure também apoio se sentir necessidade!


Web - Bibliografia

Texto
http://www.adeb.pt/sobre_adeb/publicacoes/guias/texto/familia.htm

Imagens
http://www.sagradafamilia.org.br/blog-italo/wp-content/familia.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário